segunda-feira, 7 de março de 2011

Sobre a Tropaeolum Majus


Não sei se era moda ou gosto, mas o jardim da minha avó Deolinda era bem original. Lembro de algumas plantas que raramente vi em outro lugar e da maioria delas não recordo os nomes. Giesta, groselha e capuchinha, a tropaeolum majus, que nunca faltaram por lá, são exemplos do que digo.


Quando ainda bem pequena, de todas, a última era a que mais me chamava a atenção e quando muito mais tarde curei-me de graves afecções da pele com a prescrição daquela planta, ela passou a fazer parte da minha vida.

Hoje, a flor, que é comestível é comumente utilizada na decoração de pratos finos, mas para mim sempre será a Capuchinha ou Flor das Chagas cuja visão me remete à minha avó paterna, à infância e à necessidade de escrever sobre outras épocas.

Daí o título do blog.





2 comentários:

  1. Lidia,

    Este blog está lindo!!!! Adorei a foto do fundo, que remete a outros tempos... nostálgicos... o velho telefone de parede. Deseo muito sucesso no teu blog, MUITO! Você tem todos os dons de uma nobre escritora. A Hora é AGORA!

    Parabéns pelo bom gosto e tudo mais!

    Camilo Roberto - Rio Preto (Bob)

    ResponderExcluir
  2. Sou sua leitora, sempre que possível. Adoooro suas fotos.
    BJ

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.