sábado, 28 de maio de 2011

TROPAEOLUM OU NASTURTIUM?

Depois de longa procura e muita preguiça de ir ao CEASA, finalmente encontrei, se não mudas, pelo menos sementes da tão desejada e necessitada Capuchinha, mas no pacote não está escrito Tropaeolum, assim pintou uma dúvida.

Quando trabalhei numa empresa de alimentação, via constantemente pratos decorados com essa flor comestível e a proprietária comprava a minha conhecida Capuchinha ou Chagas, como Nasturtium. Ao escolhê-la para titular o blog, pesquisei e encontrei Tropaeolum Majus. Sentia algo estranho, não me era familiar...

Hoje voltei à internet e, se o dicionário era “o pai dos burros”, acho que ela é “a mãe”, lá encontrei a solução do enigma: Tropaeolum ou Narturtium? O último é o nosso conhecido agrião, usado na culinária e na fitoterapia e, como se lê na Wikipedia: “ as chagas, do gênero Tropaeolum, da família Tropaeolaceae estão relacionadas ao Nasturtium pelo sabor picante das folhas, que lhes empresta o nome.”

Tudo esclarecido, só resta esperar que as sementes germinem para degustar uma saladinha de Nasturtium, ops! Tropaelum majus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.