terça-feira, 19 de julho de 2011

Moema dos “Indios” e “Pássaros”

Tinha uma amiga que esperava a compra de um apartamento na Moema dos pássaros para se casar. Já não era nova, a compra não acontecia, mas tinha que ser lá e quando finalmente aconteceu o sonhado AP e se casaram, o esposo adoeceu e logo faleceu...

Moema de pássaros ou índios ou Indianópolis? Onde começa um e termina outro? Enquanto vivi por lá e depois quando convivi com os que ficaram era INDIANÓPOLIS.






Minha avó Conceição, que na certidão de casamento é Assunpcion morou na Vila Indiana, na casa do tio João, e cuja parada do bonde chamava-se Vila Helena, depois se casou em segundas núpcias e foi para a Canário.


Antes, quando os filhos ainda eram jovens, a família morou na Pavão e na Aicás (Haikas como se lê na carteira profissional de 1939, do meu avô João).


Os avós do lado paterno, Luiz e Deolinda, viram seus filhos piracicabanos, meu pai a tia Léia (na foto de 1926 - Jardim da Luz) e Luiz que nasceu aqui, crescerem e casarem também morando em Moema, primeiramente na Rua Nhambu e depois na Arapanés quase esquina com a Macuco.

Minha madrinha Izabel Almeida Borba, que também morou com a família na Vila Indiana, foi para a Jacutinga, na sonhada casa própria que adquiriu com o dinheiro que ganhou na loteria mais uma ajuda dos patrões, trabalhou no bar do genro, na Cotovia fazendo quitutes e terminou seus dias na Aicás.





Pássaros e índios fizeram parte de nossas vidas, numa Moema diferente, de ruas tranqüilas e passeios na praça da matriz, igreja Nossa Senhora Aparecida, onde em 6 de janeiro de 1946 fui batizada.

2 comentários:

  1. Lidia seus textos e fotografias sempre me emocionam e muito.
    abraço grande e feliz dia dos amigos

    ResponderExcluir
  2. Marcia, muito obrigada! Afinal temos algo em comum "Moema"! Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.