sábado, 20 de agosto de 2011

Esta casa velha e um hobby


No patamar da escada, onde haveria uma porta no projeto inicial, ficou um baixo relevo na parede. Nunca prestara atenção nisso, até que precisei de um lugar para acomodar as imagens que restauro. Um hobby. Foi assim: chegava na secretaria da paróquia e via aquelas imagens quebradas, lascadas, descoradas ou mesmo em bom estado, largadas ali por pessoas supersticiosas que têm receio de jogá-las, ou por familiares de falecidos que, sem saber o que fazer com aquela herança, levam à igreja, achando que ali, elas pemanecerão para sempre.

Um dia perguntei o que era feito com elas. Destruídas e jogadas no lixo. Nesse dia havia por lá uma imagem bonita do S C de Jesus e outra do arcanjo Gabriel. Estavam lascadas. Tomei-as para mim e restaurei. Gostei de fazer aquilo e, de repente, eis-me com diversas imagens em casa, pois já não jogavam fora, mas guardavam para mim. Imagens de gesso, comuns, imagens de terracota, de madeira, porcelana, etc, peças que me proporcionam momentos de descontração em seu restauro.


Mas algumas são especiais. Uma era de dona Fulana, que a trouxe de Fátima e ao falecer, os filhos que não são lá dessas coisas, levaram à igreja. Outra pertencia à sogra de dona Sicrana, mas como não se davam bem, esta não quis guardar coisas da falecida. A Nossa Senhora Mãe de Jesus, grande, de pendurar na parede, assistiu a reuniões de algumas gerações de senhoras da igreja. Ao danificar-se, tiveram pena de jogá-la e ficou por anos guardada, até que souberam da minha mania e ma entregaram. E assim, junto com algumas dessas peças sem valor material chegam histórias que fazem com que elas se tornem providas de vida.

O lugar onde elas ficam chamo de "santário", não santuário, o lugar não é sagrado, nem oratório, pois o objetivo não é fazer dali um local de oração. Gosto do meu santário e de vez em quando paro ali e converso com as imagens sobre as mãos que as tocaram e as razões que as levaram aos lares por onde passaram.


2 comentários:

  1. Lidia

    Compartilho de seu hobby e só não o faço mais por absoluta falta de tempo. Tambem as tintas secaram e é preciso renovar o estoque.
    Parabéns pelo trabalho.
    Bj. esther

    ResponderExcluir
  2. Esther, precisa arrumar tempo para fazer o que gosta, é necessário. Obrigada pelo comentário. Dê notícias. Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.