terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um tour por Santana de Parnaíba


Em 1997 participei com a escola onde lecionava, de uma excursão aos caminhos dos Bandeirantes. Fomos a Itu, Porto Feliz e Santana de Parnaíba. Nesta última cidade pudemos constatar a lamentável deterioração em que se encontravam os imóveis históricos, já tombados.


Cine Teatro

Na ocasião um grupo de universitários fazia levantamentos para a restauração, para a qual a verba já estava aprovada só faltando os trâmites finais.


Em 2006, sem esperar, eis-me de volta àquela cidade, com meus pais e minha irmã Jussara. Foi agradavelmente surpreendente encontrar as edificações restauradas, bem cuidadas, a Casa da Cultura funcionando com exposições e programação de atividades por toda parte.


Casa da Cultura

Alem das casas restauradas com fidelidade de estilo, ainda fomos encantados com o capricho dos moradores, que enriquecem com toques criativos suas próprias casas.


“A Igreja Matriz, também conhecida como Paróquia de Sant'Ana, é considerada o marco mais importante do município.

De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens.


No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant'Ana, foi construída.

Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant'Ana.A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético.


É tombada pelo CONDEPHAAT.” (Texto pescado na Internet)


Bem próxima de São Paulo e de fácil acesso pela Rodovia Castelo Branco, a cidade que faz parte do circuito bandeirista se constitui em agradável passeio para quem curte história, com direito a almoço nos singelos restaurantes locais.


Delegacia de Polícia

Saiba tudo sobre a cidade histórica de Santana de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.