terça-feira, 8 de novembro de 2011

Coincidência?!

Nota: Sondava minhas pastas em busca de alguma coisa para colocar aqui, já que não ando muito inspirada, quando me deparei com o título "Amendoim". Lembrava do fato, mas não da totalidade do texto. Abri, li, decidi utilizá-lo e para fazer constar, cliquei com a direita do mouse no arquivo fechado e lá estava: data da modificação: 8/11/2004 - 18:47. Arrepiei e olhei para o relógio: 18:48. Matematicamente exatos 7 anos!

AMENDOIM

Ontem não resisti. Final de tarde, volta do trabalho, Rebouças congestionada. Aqueles ambulantes vendendo amendoins nos cones de papel amarelo, quentinhos!

Eles estão por toda parte. Lata nas mãos, com uma abertura de um dos lados e um tipo de cesto cheio de brasas dentro. Em cima, os canudinhos arrumados lembrando um Coliseu.

De vez em quando tiram o cestinho de brasas, seguram por uma alça e num movimento de pêndulo incensam a noite que se aproxima, reavivando o fogo e dando um colorido especial às esquinas, praças e canteiros centrais.

Na altura da Joaquim Antunes o trânsito embolou de vez. Nada anda. No console a moeda olhando para mim. Eu olhando para o amendoim (Chi... rimou!). Abro o vidro e cedo à tentação.

Saboreando aqueles grãos sem pele, recobertos de sal, lembro-me da barraquinha de doces do seu Luiz, na porta do Grupo Escolar Mário de Andrade. Ele vendia esses cones com amendoins, tinham pele, o cone era maior e feito de papel de pão.O gosto era o mesmo.

Na Oscar Freire, entorno o sal acumulado no fundo do saquinho, ao som de “Time as to time” do Rod Stewart, enquanto pessoas encolhidas e carrancudas saem das lojas de grife carregando sacolas coloridas. Faz frio.

Observo-as e penso: olha eu aqui, deslizando a 10 por hora ao sabor do amendoim torradinho, com gosto de matinée de domingo, tarde no circo, pelada no campinho, tudo pela módica importância de R$ 1,00!

3 comentários:

  1. hehehehe... bem meu estilo!!!
    Excelente texto. Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, nada como um doce olhar de amiga, que vê tudo bom!!!! Bj

    ResponderExcluir
  3. o simples da vida que muito encanta!

    abraço grande

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.