quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A LACTA FAZ 100 ANOS

 

 Agosto de 2004 - O prédio onde décadas funcionou a Indústria de Chocolates Lacta está desaparecendo, demolido para dar lugar a um novo condomínio de alto padrão.

Com ele desaparece também um dos ícones da infância de todos nós que crescemos na Vila Carmen e imediações, envolvidos pelo aroma quente e delicioso do chocolate sendo preparado.

Pega-pega com cheiro de Bis; esconde-esconde e o aroma do waffel; amarelinha com Laka; Natal com Florença; queimada com Diamante Negro; namoro com Sonho de Valsa; noivado com Giaduia – o melhor de todos e gravidez agridoce com Frutella – o objeto dos meus desejos.

As máquinas trabalham a todo vapor e as paredes azuis e brancas vêm abaixo deixando atrás da poeira um grande vazio. Vai-se assim, mais um pouco da história deste bairro e da cidade de São Paulo.

Comandada pessoalmente pelo proprietário, o Exmo. Sr. Governador Adhemar Pereira de Barros e funcionando no imponente prédio situado entre a Rua Barão do Triunfo e a linha do bonde Santo Amaro, hoje Vereador José Diniz, foi durante muito tempo destaque no mercado nacional de chocolates.

Com a morte do governador, passou para o filho, Adhemar Pereira de Barros Filho, o Adhemarzinho, e após várias crises foi vendida por conveniência dos herdeiros.


Ao ver aquela construção de mais de um quarteirão quadrado vir abaixo, sinto que o bairro perde um referencial e que minha história fica mais pobre. Dou-me conta de que há muito já não sinto o aroma sensual do cacau sendo manipulado e que nem me apercebera disso.

Sonhos de Valsas, Diamantes Negros, Lakas, Bis continuam nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais com a mesma marca, mas para quem viveu nessa área do Brooklin, onde durante décadas reinou altiva a bela chaminé da Lacta, o gosto dessas iguarias jamais será o mesmo.

Saiba tudo: www.lacta.com.br

12 comentários:

  1. Bonito texto, Lídia! Pois é. Mais uma vez, a especulação imobiliária erguendo prédios em locais que fizeram parte de nossas vidas. Uma indústria como essa, marco da cidade e tão cheia de história, merecia ser tombada mas, como vemos, o tombamento, infelizmente, é esse. Embora eu morasse distante do local, lembro bem do delicioso cheirinho de chocolate que eu sentia qdo passava por lá. Bj, Helô

    ResponderExcluir
  2. Humm…Florença?? Nao conheci…Ouro Branco, nao existia??

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário. Florença era um bombom delicioso, recheado com passas ao rum. Saiu de linha há muito. E sobre o Ouro Branco, realmente não me lembro dele, naquela época, mas também, não me lembro de tantas coisas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sei exatamente o que sentiu.
    Eu como um funcionário nos anos 80 senti um aperto no coração ao ver o predio que tanto zelamos durante anos.

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalhei lá oito anos que saudade

    ResponderExcluir
  6. Foi meu primeiro emprego trabalhei a te o final lembro que chorei a me despedir do pessoal

    ResponderExcluir
  7. Meus avós residiram na Rua João de Lacerda Soares 133 no Brooklin, no 11ºAndar onde as janelas dos quartos e da sala eram virados para a Avenida Santo Amaro, quando abríamos as janelas dávamos de frente a essa maravilhosa fábrica de chocolates, uma visão explendida, logo abaixo na avenida Santo Amaro tinha o LACTA CLUBE, clube dos funcionários da Lacta, uma pena não existir mais.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei uns anos nessa fábrica e torcia pra chegar a sexta feira para passar um pouquinho no clube e dançar depois de uns drinks. Só saudades.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.