segunda-feira, 2 de abril de 2012

Salve os valorosos soldados do fogo!


1998. Tarde quente de fim de primavera.  Chego da escola por volta das 18h, faminta. Em seguida chega meu marido e me convida para irmos ao supermercado Yayá, próximo de casa. Demoramos por lá.

Ao sairmos, após as compras, sirenes ecoavam e carros de bombeiros davam voltas no quarteirão. Curiosa, comecei a procurar por fumaça, pois o último veículo que passou por nós foi aquele caminhão enorme, com a escada magirus. Não vi nada.

Ao chegar em casa,  abri a porta ainda ao som das sirenes, e meu apartamento, sexto e último andar, estava completamente cheio de fumaça. Da porta não se via o quadro na parede da sala, a 3 metros de distância. A cachorra corria de um lado para outro espirrando, tossindo. O cheiro amargava a garganta, sufocava. 

Corri para a cozinha e eis que dois pedaços de pizza que deixei aquecendo no miniforno elétrico, não só aqueceram como pegaram fogo, enegrecendo os azulejos, queimando a mesa de sustentação, manchando teto, destruindo forninho.  Desliguei e corri abrir as janelas.

Já era noite e a fumaça saindo desenhava, em contraste com a iluminação da rua, caracóis etéreos, que subiam em direção ao céu. A cachorra já estava a salvo no banheiro, único lugar livre da fumaça. 

A campainha da cozinha toca. Quem seria àquela hora, com toda aquela bagunça e mau cheiro por toda parte? 

Abro a porta. Seis maravilhosos soldados do fogo chegam para me salvar. Machado em punho, cordas, máscaras e outras parafernálias adequadas à situação. Só pensava em encontrar um buraco e me esconder. Mal cabiam todos na pequena cozinha. Já repararam como os bombeiros são altos e fortes (e por que não dizer: bonitos naqueles uniformes cheios de adereços)?

Com educação e simpatia, explicaram que vieram para atender um chamado devido à fumaça que saía de uma área de serviço naquele endereço. Mostrei a causa do transtorno, os dois carvões de pizza, menores que caixas de fósforos, e envergonhada, pedi desculpas. 

Eles riram, declararam-se aliviados e explicaram que é melhor prevenir do que remediar.

Fotos da época: Vistas da janela do AP, sentido 23 de maio e sentido Brig. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.