sexta-feira, 13 de julho de 2012

EEPG César Martinez - Moema



Meus pais, em anos diferentes e sem se conhecerem, freqüentaram o Grupo Escolar César Martinez, em Indianópolis, que à época funcionava num prédio localizado na Alameda Iraé, atrás da Igreja N Sra Aparecida, no local onde hoje funciona o Centro Comunitário da Paróquia. 

Em 1953, na esquina da Alameda Iraé com Avenida Indianópolis, foi inaugurado o novo prédio da escola, construído no antigo campo de futebol do Clube União de Indianópolis, clube onde meus pais se conheceram. O Grupo Escolar César Martinez passou a ser então o local de votação aonde nos dias de eleição, acompanhava meus pais e aproveitava para correr naquele pátio imenso. 

Em 1984, de volta a São Paulo, depois de morar 15 anos em Mogi das Cruzes, inscrevi-me no concurso de remoção de professores. Na época, indiquei 25 escolas, abrangendo desde a Luz até Santo Amaro, mas nem sequer lembrei do César Martinez. Fui removida para a EEPG Prudente de Morais, na estação Tiradentes do Metro, ao lado da FATEC. 

Comissionada numa instituição filantrópica, a Casa D Macário, na Vila Maria, no ano seguinte inscrevi-me de novo na remoção e indiquei três escolas: a EEPG Rodrigues Alves, na Av Paulista, a EEPG Mario de Andrade, no Brooklin, onde cursara o primário e a EEPG César Martinez, que redescobrira por acaso num passeio em Moema. Fui premiada e removida para o César Martinez, lecionei ali de 1987 a 1995 como efetiva e aposentada, continuei como substituta com classe até 1998. 

Foram anos de trabalho prazeroso, numa escola tradicional e conceituada, com excelente corpo docente, onde conquistei amigas que preservo ainda e que fazem parte desse pedaço da minha vida, ligado a uma escola, que mesmo antes de eu nascer já fazia parte da minha história.

Na foto, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Regina, Vera, Cleide, Silvia, Jacira, Claudia, Iveta, Ana Emília, Ernestina, Olga, Helena, Rosa, Maria José (diretora interina)

29 comentários:

  1. Lidia vc podia acrescentar o nome de tôdas da foto,coloque no final do texto ou embaixo.
    da foto, seria interessante
    gosto muito desse seu texto o encontro de seu pai e sua mãe, foi postado no blog,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, chamei-o de: Em Moema "A vida era bela". A Cleide da foto,falecida, é a protagonista da história "Ledo Engano".

      Excluir
  2. Boa Tarde Lidia, estudei com a maioria destas professoras tenho ótimas lembranças e hoje vendo esta foto que você postou pude lembrar do rosto delas com clareza. Por acaso tem mais????

    ResponderExcluir
  3. Querido (a) anônimo (a), deixe por favor seu nome e email para podermos trocar lembranças do César Martinez. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estudei na escola ate 1987. Da foto, me lembro da D.Cleide, Olga e Maria Jose. Nao creio que tenha tido aulas com a Sra, todavia, tive aulas com outras professoras como Nadaletti, Cleide Pinto, Maria Expedito e Farumi… Conheceu algumas destas professoras? Tantas saudades!!! Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Prezado (a) Anônimo (a)
    Obrigada pelo comentário. Por favor, diga o seu nome.

    Conheci todas essas queridas colegas, foi gratificante trabalhar ao lado delas. Bons tempos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa não me recordo direito mais tive aula c a professora Cleide de Geografia ela não podia escrever na lousa eu sempre escrevia para ela, da época da tia Elaine inspetora como ela era brava meu DEUS como foi bom esse tempo, tem algumas professoras q não me são estranhas mas não me recordo por favor quero entrar em contatos c todos q fizeram parte dos anos 94 a 97 meu email é :marinanascimentobritto@gmail.com Marina Nascimento Britto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bateu uma saudade e achei esse blog, Marina tb tive aula com professora Cleide, mancebos rs nossa que tempo bom.

      Excluir
  7. Ursula Regina Blume Lopes18 de junho de 2014 às 14:10

    Estudei no então Grupo Escolar, de 1958 a 1961. Gratas lembranças

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo comentário Ursula. Realmente o César Martinez sempre foi muito especial. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Lidia, bom dia

    Estudei no Cesar de 89 ate 1995 , e lembro da maioria, tive aula com a ana rosa, a lidia, a regina, a silvia virou diretora depois que a maria josé saiu.. a Cleide que dava geografia...
    por acaso você tem noticias das professoras ? ou da dona Eliana, aquela inspetora terrivel ? rs

    Abraços, Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo! Obrigada pelo comentário. A Regina é uma excelente pedagoga, continua lecionando e tem até livro publicado. Tenho contato ainda com a Rosa e a Maria José, nas reuniões que fazemos das aposentadas.

    A Eliana, a "inspetora terrível", rsrsrs, na verdade é um doce de pessoa, e agora é a zeladora do Cesar e mora lá. Costuma aparecer nas nossas reuniões, pois embora não esteja aposentada, é amiga de todas e vai pra matar saudades.

    E você, por onde anda e o que faz?

    Abraço

    Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia falar isso, que a Elaine era um doce!
      Eu fui aluna de 90 a 92 e foram esses, os melhores anos escolar, que vivi. Eu era apaixonada pelas inspetoras ...se nao me engano, a outra era Carminha? Nao me recordo bem o nome

      Gostaria de saber do professor Walter de geografia e da Irene de matematica...alguma noticia?

      Grata

      Excluir
  11. depois que me atentei, e forcei a memória, tive aulas com a senhora em 90, na 2a A :)
    e com a Rosa na 1aD m 89 !!!

    sinto saudades da época do cesar, vez ou outra eu e a Paula organizamos uns encontros da galera, umas 20 pessoas nostálgicas tb rs.

    legal saber da dona eliane, ela era terrivel rs, confiscava as bolinhas de tênis ou de meia, que levávamos pra jogar no intervalo .. mas ela eh gente boa !!

    então prof, eu sou farmacêutico, me formei há 2 anos e fui trabalhar em SC em uma rede de drogarias. Voltei pra sampa tem 3 semanas e ainda não arrumei um emprego. Ando pensando em fazer licenciatura em ciências biológicas e ingressar nalguma prefeitura aqui na grande sp ou no litoral. eu já me casei, separei já andei bem pelo Brasil. :).

    ps; estou organizando outro encontro da velha guarda, pro começo de dezembro e roubei a foto das professoras, ok ? estamos decidindo o lugar e, se puder, apareça. veja com as prof's tbm.

    um baita abraço, prof. bom saber que a sra esta bem !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, bom receber notícias suas. Estudar sempre é bom, mas pense bem se escolher a carreira do magistério. Está tão complicado ser professor hoje em dia. Uma pena. Enfim, o importante é a gente trabalhar naquilo que gosta, pra fazer com amor. Grande abraço. Deus o abençoe!

      Excluir
    2. Ah, Rodrigo, você roubou a foto ode não estou. Faltei no dia da foto. Mas vou enviar pra você pelo face, a foto que fizeram de mim no dia seguinte daquela. rsrsrsrs

      Excluir
  12. Ah que saudade dos professores do César Martinez! Estudei a noite, em 90/91 e 92, qdo me formei na 8°. Tem noticia do professor Walter (Geografia), Irene (Matemática) e Zuleica (Biologia)?

    A professora de inglês , não me recordo o nome...acho que era Rosalva...algo assim...também amava aquela professora.

    Foi no César Martinez que aprendi a gostar de geografia e historia...porque eu odiava essas duas matérias. Mas os professores eram TÃO bons, que passou a entrar fácil na minha cabeca kkkk

    Tinha uma inspetora chamada Carminha? Mais uma vez, não lembro o nome, mas eu tinha amor naquela inspetora!

    Também tive aula com a professora Cleide Pinto.

    Obrigada, Mestres, por anos tão bons!

    ResponderExcluir
  13. A professora Miriam q comia muitos doces tá viva ??

    ResponderExcluir
  14. A professora Miriam q comia muitos doces tá viva ??

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. A maioria está viva ainda. Sobre a prof Mirian, não tenho notícias. E você estudou lá em que ano?

      Excluir
  16. https://www.facebook.com/cesarmartinezanos80 pagina pra juntar galera daquela epoca!

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Cecília estudei no Cesar no ano de 90 até 93, queria saber por onde anda meus colegas de turma.
    me lembro da tia Eliana. Saudades

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde aqui Peruibe
    Gostaria encontrar Prof. Ernestina do Cesar Martinez
    ! Quero devolver a ela sem custo - só o transporte - pintura "escolinha rural" assinado Ernestina no estilizado grego
    com tambem o nome desta EEPG no verso comprado em beneficente daqui - a Sra. poderia enviar-lhe esta msg?
    Tel. para sms 11 943054585 - email quissack.21@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Esqueci por nome :
    Marcio

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.