segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Toque de Alvorada

Em 1985 mudamos para a Rua Tutóia. Tudo foi muito rápido, achar o apartamento – “Galinha Morta”, conforme o anúncio do Estadão – pintá-lo e mudar, acho que não levou 15 dias. As aulas iam começar e tínhamos que estar por aqui. Assim, não exploramos a vizinhança antes.

Na primeira manhã após a mudança, era domingo, dormíamos um pouco mais, no colchão no chão ainda e somos acordados com um toque de alvorada, às 6h. Parecia que alguém tocava o clarim em nossa cozinha. 

Só então me dei conta de que, olhando pela janela da área de serviço, via-se mais adiante, na Tutóia, um quartel e que aquele quartel era o que abrigou o DOI-CODI, onde tantas atrocidades foram cometidas durante o regime militar. 

Acostumamos com o toque da alvorada todos os dias às 6h e com o toque de recolher às 18h, mas a partir de um dado momento passei a sentir um mal estar todas as vezes que passava ao lado do longo muro que se estendia até a Rua Abilio Soares. Era algo que me oprimia o peito, não sei explicar. 

Foi assim até o dia em que, do nada, decidi mandar celebrar missas, muitas missas na intenção de todos os que morreram torturados ali e, sem que eu consiga lembrar quando, todo o mal que eu sentia desapareceu. 

O quartel nunca mais me assustou, mas anos depois, quando foi demolido e em seu lugar ficou um enorme vazio, a paisagem parece que se desanuviou. 


Foto tirada da janela do nosso apartamento, no 6º andar. No canto à esquerda aparece o prédio da IBM. 
No centro a torre da Telefônica na rua do Livramento – Paraíso. 
Ao fundo, o verde do Parque do Ibirapuera. 
Entre os sobrados e os prédios ao fundo, a lacuna deixada pela demolição das instalações do quartel onde funcionou o DOI-CODI da Tutóia.

Um comentário:

  1. Lidia

    Nessa época morávamos na Batataes e felizmente não dava para ouvir e nem ver esse lugar tenebroso mas, a aridez do terreno após a demolição , até hoje me causa mal estar ao passsar próximo.

    Esther

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.