segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A satisfação de fazer, por pouco que seja


Em 21/06/2006 publiquei no site vivasp.com, o texto “Árvores, saiam da frente para o progresso passar!”, motivado pela duplicação da Avenida Vereador José Diniz e suas implicações quanto às árvores ali existentes. Na ocasião recebi diversos comentários de apoio e protesto com relação ao corte das árvores. Além disso, o texto provocou uma seqüência de e-mails, que poderão ser lidos, por quem se interessar, no final desta página. 



Além de viabilizar o trânsito, o traçado sinuoso, ora buscando espaço à direita, ora à esquerda, para preservar da melhor forma possível a área, com ajardinamento central, grades de segurança para a travessia em pontos estratégicos e rebaixamento antiderrapante para facilitar a circulação de pessoas com necessidades especiais, deu nova vida à região e, o mais importante: os velhos eucaliptos da minha infância, no corredor atrás do Clube Banespa, foram respeitados e com sua presença valorizam a obra. 

Porque volto ao assunto? 

Há alguns dias, fazendo minha caminhada, passei pelo trecho mencionado. Estava uma linda manhã de sol e não me lembro por qual motivo, estava com a câmera. Com a satisfação de quem fez alguma coisa por aquelas árvores, fotografei-as. Agora posso ilustrar as lembranças que elas me trazem do tempo dos bondes, da minha infância e adolescência. 

Abaixo meu protesto e as mensagens que se seguiram. 

Árvores saiam da frente para o progresso passar! 

Os bondes que me levavam ao colégio, em Santo Amaro, passaram por aqui. Era o trecho entre as paradas Petrópolis e Alto da Boa Vista. Essas árvores, bem menores, ainda eram jovens, como eu. Agora, enquanto eu encontro-me mais velha e mais frágil, elas ao contrário, erguem-se exuberantes em direção ao infinito estendendo galhos à sua volta formando um aconchegante túnel natural. 

De acordo com a ordem natural das coisas, elas deveriam sobreviver à minha geração, para testemunhar às próximas, tudo o que viram do alto de sua ramagem e que registraram em seus troncos contaminados pela poluição, corroídos por cupins e esfolados por acidentes automobilísticos. Mas parece que isso não vai acontecer. Tenho ouvido dizer que serão todas ceifadas para dar lugar à duplicação da Avenida Vereador José Diniz, cujas obras estão vindo a partir da Rua da Fraternidade em direção ao centro e já se encontram no cruzamento com a Américo Brasiliense. 

Falta muito pouco para chegar a esse trecho, que corresponde aos fundos do E.C. Banespa. Será que nenhuma ONG vai levantar uma bandeira com o slogan: “Save the trees of Vereador José Diniz Avenue”? Em inglês, por que em português não dá IBOPE. 

1 - De: britto [mailto: britto@tremembe.com.br] Enviada em: quarta-feira, 28 de junho de 2006 08:25 Para: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho Assunto: alameda verde na Vereador José Diniz Caro Secretário. Visite a página a seguir: http://www.vivasp.com/texto.asp?tid=4527&sid=10 É um depoimento lindíssimo, no ótimo site Vivasp, sobre a alameda verde da Av. Vereador José Diniz, que ameaça desaparecer. Aquela é simplesmente uma das paisagens mais bonitas de São Paulo, e mais marcantes para certamente milhares de pessoas: o corredor de eucaliptos atrás do clube Banespa. VÃO ACABAR COM A ALAMEDA? INADMISSÍVEL! Qual a sua opinião sobre isso? Abraço e boa sorte! Eduardo Britto 

 2 - Alô Lídia! Veja a resposta do secretário Eduardo Jorge à minha mensagem, sobre os eucalíptos da Vereador José Diniz. Espero que de fato seja uma operação que mantenha aquele ambiente único da avenida. Acho difícil isso acontecer, mas sinceramente torço por isso. Bem, vamos acompanhar. Eu raramente passo ali hoje em dia. Talvez num daqueles passeios que Elisa e eu fazemos de carro nos Sábados, possamos conferir. Aguardo notícias suas do que for acontecendo por lá. Se puder encaminhar a mensagem para alguns que se manifestaram no "comentários" do seu texto... Grande abraço. Britto. 

3 - From: "Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho" To: Cc: "Helio Neves" ; "Joanir Odorizzi" Sent: Tuesday, July 04, 2006 7:57 AM Subject: ENC: alameda verde na Vereador José Diniz Senhor Eduardo Britto, Veja abaixo, nota do Técnico do Depave Sr. Joanir. Foram discussões com a comunidade, Subprefeitura e Secretaria do Verde que possibilitou que a obra viária e de transportes fosse feita com um número muito menor de cortes e transplante em relação ao projeto original. Importante: as árvores da compensação ambiental serão plantadas na região da obra e já com bom porte, DAP 7cm, significa diâmetro a altura do peito 7 cm. São árvores com mais de 3 metros de altura. Atenciosamente Eduardo Jorge 

4 - De: Joanir Odorizzi Enviada em: segunda-feira, 3 de julho de 2006 14:11 Para: Helio Neves Cc: Celia Seri Kawai; Helena Emi Hiraishi; Francisco A. N. Silva; Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho Assunto: RES: alameda verde na Vereador José Diniz Hélio Neves O TCA 02/04inicialmente previa o corte de 204 exemplares e 81 transplantes. No aditivo, foi revisto o projeto e reduziu a intervenção na vegetação para corte de 53 exemplares e transplante de 26 exemplares. A compensação será realizada no próprio local e no entorno com o plantio de 328 mudas Dap 07cm. Joanir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.