terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor


Dia do Professor. Sim Professor, com P maiúsculo. 

Bons tempos esses em que o magistério era carreira respeitada e a figura do docente sinônimo de autoridade. Autoridade mesmo, emanada da competência no exercício de uma função, que muito mais que profissão, era vocação.

Lembro-me das minhas professoras do curso primário: dona Leonor, dona Adolphina, dona Stella e dona Aurora, cada uma com seu estilo, mas todas bem trajadas, com sobriedade e dignidade; tranquilidade no falar e segurança no ensinar; educadoras dedicadas que me inspiraram a querer imitá-las e lá fui eu fazer o curso do magistério.

Nunca me arrependi, nunca me decepcionei, jamais entendi a sala de aula como um local de trabalho como outro qualquer. Não. Ali era o palco onde a cada dia meus pequenos colegas de cena ensaiavam suas performances para o grande espetáculo da vida.

Os tempos mudaram, foram mudados os rumos da Educação. Sabíamos que não deveria ser assim, mas o que fazer? O resultado está aí, para quem quiser ver. 

Aposentada, lembro com carinho de cada ano do meu magistério. Não lembro dos alunos individualmente, difícil, foram mais de mil, mas a seu tempo, cada um deles foi especial, sem exceção.

Um dia desses, uma aluna me achou no facebook e deixou uma mensagem que hoje considero o presente do dia dos professores e que dedico às minhas colegas de toda uma vida.

"Oi professora Lídia, como vai?

Estou muito emocionada em encontrar a senhora por aqui. Fiz a segunda série com você no Cesar Martinez, em 1989/90. Lembro-me muito bem do nosso livro de pano e das redações em que eu tirei A parabéns. Está tudo guardado. Me tornei jornalista. Hoje sou responsável por uma revista de Filosofia.

Tenho amigos do Cesar, que estudaram comigo desde essa época, seus alunos também, e nos encontramos regulamente. Foi numa dessas buscas de fotos que te encontrei. Estou muito feliz! 

Espero que esteja muito bem. Que bom que tive a oportunidade de te encontrar para te agradecer. Hoje tenho a consciência de que meus professores foram heróis e você, com toda a certeza, teve importância especial na minha formação. Espero que tenha continuado a dar aulas, para que muitos outros possam ter tido a sorte que tive.

Um abraço carinhoso!"  Paula 

............................................................................................................
1965 - 3ª Escola de Emergência - Bairro Rio Bonito - SP



1971 a 1980 - EEPG Antonio Olegário dos Santos Cardoso 
 Adachi - Mogi das Cruzes - SP




1981 a 1985 - EEPG Prof. Sylvia Mafra Machado
Mogi das Cruzes - SP


1987 a 1998 - EEPG Cesar Martinez - Moema - SP




Lecionei também
Curso de Alfabetização de Adultos - Brooklin - SP
 EEPG Mario de Andrade - SP - SP
Escola Mista da Praia Azul - Americana - SP
EEPG do Jardim São Paulo - Americana - SP
EEPG Prudente de Morais - SP - SP
Casa D. Macário - Fundação Lar de São Bento - SP - SP
Colégio Fleming - SP - SP

2 comentários:

  1. Bom dia, Lidia

    Época boa em que o Professor era respeitado e valorizado.

    Que alegria esse contato de sua aluna com você pelo facebook.
    Maravilha!
    Também por essa razão e porque você faz falta no face....volte para o facebook, minha amiga.

    abraço apertado

    ResponderExcluir
  2. Parabens Lidia. De certa forma tb seria meu dia se eu tivesse vocação como vc. A vida me levou para outra área mas, os ensinamentos do curso , foram primordiais em minha profissão. bj.
    Esther

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.