quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Tios e primos

Hoje minha tia Léia completa 95 anos. Irmã mais velha do meu pai resiste bravamente ao tempo e às intempéries da vida. 

Fomos vizinhos durante muito tempo. Ela uma energia impressionante. Magra, elétrica. Sempre se movimentando de um lado para o outro.  Casada com o tio Antonio, um tipo tranquilo e bonachão, que com aquele riso meio rouco que sacudia a pança era diversão só. Os filhos Moacir, Márcia, Miriam e Maurício, os M M M M, ótimas companhias e só alegria. 

O Moacir muito pândego me irritava com piadas inocentes, mas nojentas.  Lia muito, colecionava livros e gibis que foram as minhas primeiras leituras na infância. Dois anos mais novo que eu, foi meu “alvará de soltura” junto aos meus pais, para frequentar cinemas, além das matinês e assistir sucessos como Bem Hur, Álamo, etc...

A amizade continua e quando nos encontramos rimos muito lembrando a infância.

Dizem por aqui que a tia Léia sou eu amanhã. Tomara!

Também vizinhos, os tios Luiz e Dirce, ele, irmão mais novo do meu pai, com a grande família: Cilmara, Luiz Antonio, Vera, Nazaré e Edilson – o Léo.

Lembro quando conheci a tia Dirce, acho que foi quando eles ficaram ou iam ficar noivos.  Baixinha, delicada e voz fininha e macia, diferente da minha mãe e das minhas avós que falavam “duro”. Confesso que naquele momento tive ciúme do meu tio Luiz, que me paparicava muito.

Lembro-me do nascimento da filha mais velha, do seu batizado, com direito a festa e discos na vitrola. Mas o que mais curti foi o Luizinho, 10 anos mais novo que eu. Quando minha tia Dirce me deixava ficar um pouco com ele, era o meu bebê na brincadeira de casinha. Hoje, junto com os outros que aqui permanecem, são nossos anjos da guarda. Sempre atentos e solícitos, nos ajudando demais.

Do outro lado da família era o tio João, tia Adelaide e tia Lúcia, irmãos da minha mãe e respectivos cônjuges.

O tio João e a minha mãe eram muito ligados, assim sempre o visitávamos na casa da Vila Indiana na Vila Helena. Os primos Benedito, Maria Conceição e Ademir eram muito divertidos e como moravam numa vila bem sossegada, quando íamos lá, podíamos brincar na rua, pular corda, andar de patinete e carrinho de pedalar – sempre achei os brinquedos dos meninos bem mais interessantes do que as bonecas. A tia Mariazinha, de pouca fala, era só carinho, cafezinho e bolo. 

A tia Adelaide, o esposo Ari e os filhos Roberto e Gilberto moravam na Cidade Adhemar. Foram uns dos primeiros moradores do bairro. A casa ficava em um terreno em declive que dava num córrego bem limpo. Do outro lado havia uma elevação, tipo colina, com mata Atlântica natural, onde se viam Manacás lindos com suas flores roxas e brancas. Lá brincávamos de pega-pega e esconde-esconde, pois o terreno e a casa ainda inacabada favoreciam esses folguedos.

Dali me vem dois fatos marcantes: a caçada às içás que depois viraram petisco que não experimentei e a ida a pé pela mata, até o bairro de Santa Catarina onde ocorreu a queda de um avião. Jamais esquecerei aquele cenário cinzento, repleto de destroços...

A tia Adelaide faleceu precocemente, por ocasião da troca de seu marca passo cardíaco. Com esses primos, perdi o contato.



A tia Lúcia, o tio Salvador e os filhos Ricardo e Lucia Helena moravam na Cidade Vargas. Fomos almoçar em sua casa algumas vezes e lembro até do gosto da carne assada recheada que ela fazia. 

Sempre foi muito carinhosa conosco, me tratando até hoje de filhinha, nas poucas vezes que a visito na mesma casa, onde mora com a filha Lúcia Helena, que cuida dela.

Um comentário:

  1. Feliz quem tem familia grande: histórias para uma vida toda!

    Volte para o face, minha amiga!

    postei no blog 1 foto do Grupo Escolar César Martinez de 1968, dá 1

    olhadinha, abraços

    Márcia Ovando

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.