segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Difícil foi ter que segurar e não abraçar aquelas criaturas


O dia prometia. Seriam 70 km em direção norte, ônibus fretado e depois poder finalmente conhecer o projeto de manejo do peixe-boi para reintrodução no seu habitat. 


No caminho, os canaviais como cabeleiras ondulantes sobre as colinas, compunham o cenário verde, iluminado pelo sol já alto, naquele paralelo 9, que nos acompanhava debaixo do céu do mais profundo azul.




Aos poucos, casas esparsas, povoados típicos do nosso nordeste se nos apresentavam à frente e revelavam sua gente, seus costumes. Uma capela, uma igreja do século XVII, e estamos em São Miguel dos Milagres, estado de Alagoas.


 Na sede do projeto, em Porto das Pedras, nosso instrutor, motorista e guia, repassa as instruções para a esperada visita. Tudo pronto, seguimos de carro até o início de uma trilha, ponto de partida de nosso destino.


 

Um privilégio estar ali, caminhar sobre aquelas palafitas no manguezal, observar os diferentes tipos de caranguejos coloridos, obras de arte do Criador, à porta de suas tocas, a nos observar; atravessar o Rio Tatuamunha e perceber na tranquilidade de suas águas e no olhar dos ribeirinhos, a certeza da segurança para os moradores mais ilustres e mais frágeis: os peixes-boi abrigados bem perto dali.


A embarcação - canoa, como a conhecem por ali, comporta oito pessoas sentadas, o guia em pé na parte da frente e dois remadores atrás. Na verdade, eles impulsionam o barco com varas, alternadamente apoiadas no fundo do rio. As visitas ao santuário são limitadas a poucas pessoas/dia, que não podem se aproximar da cerca interna, nem tocar na água ou nos animais, mesmo que, os que já estão soltos, venham até o barco.




A expectativa era grande. Nem sempre é possível ver o peixe-boi, mas como em todo o passeio, fomos privilegiados com a visão, não de um, mas dois belos exemplares que se aproximaram do barco e nos emocionaram com suas reviravoltas. Difícil mesmo foi ter que segurar e não abraçar aquelas criaturas tão dóceis e indefesas, com seus 300 kg de peso.

Mas os privilégios não terminam aqui. Outros fatos fizeram daquele dia uma ocasião mágica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.