sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Pedra que não rola...

BONITO - MS - RIO FORMOSO




De Portugal nos vem o provérbio:  “ Pedra que rola não cria limo (musgo, mofo, conforme a região)”. Provérbio que  pode ter duas interpretações.

Uma explica que  como o limo (musgo, mofo) não tem tempo de se formar sobre um pedra em movimento, também a versatilidade e a inconstância, não permitem capitalizar bens, saber, sabedoria.

Outra diz que o que está constantemente em movimento não estagna, não decai. Nesta interpretação, sugere-se uma valorização positiva da ideia de mudança.

Pensando nessas reflexões durante os passeios, conclui que mesmo que não rolem, às rochas gigantescas das margens e fundo dos rios, também se aplica o provérbio, pois as das margens, menos desgastadas, são cobertas de limo e escorregadias e aquelas que se deixam lavar pela correnteza são lisas,  limpas, permitindo que se ande sobre elas com segurança.


Assim, criei meu próprio provérbio: ”Na vida, somos como as pedras: apegados à margem  nos tornamos mofados, escorregadios. Integrados à correnteza,  lapidados, temos vida plena com  todas as suas consequências”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.