quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Culinária ou prestidigitação?

Então, um belo dia, a chuva e o vento derrubam aquele mamoeiro que eu tanto amava.  Logo agora que despontavam cinco lindos mamõezinhos. 

À arvore caída devo dar o devido fim. Sem grandes pompas, num saco de lixo mesmo, procedo ao funeral.

Do chão, os cinco órfãos me olham, olham... Começo a lembrar da minha avó, do meu pai... Pensando bem, não vou desperdiçá-los! Farei doce de mamão verde. Eles gostavam tanto...

Lavo, higienizo, ralo, ralo, ralo, até não sentir mais as mãos. Agora é só deixar em água corrente para tirar o amargo.  Afinal, com essa crise hídrica, o que são uns mil litros de água? É preciso saber preparar o mamão para tirar esse amarguinho danado.  Ah, precisa também coar e espremer num pano, à moda antiga.

Tudo posto, faço a calda: açúcar, cravo e canela em pau. Cheira na casa inteira. Coloco dentro o mamão ralado, cozinho bem em fogo brando. Eis finalmente o doce pronto.



Reflexões culinárias


Doce de mamão é a mais cruel constatação da escravidão e submissão da mulher aos maus tratos do trabalho doméstico desnecessário para agradar a família. O efeito é meramente psicológico. Se você misturar água, açúcar, cravo, canela em pau e ferver, terá exatamente o mesmo sabor. Mamão verde lavado à exaustão não tem gosto nenhum, é mera palha que absorve a calda. Mas fala a verdade: é muito bom! 

2 comentários:

  1. Humm mas deve ficar delicioso.
    Nunca me atrevi a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o gosto da calda. Afinal é um docinho pra quem é formiga como eu se saciar...

      Excluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.