terça-feira, 21 de junho de 2016

PERU – Compilado de Viagem I - Preâmbulo

Compilar: Ação de reunir ou coligir;  ato de juntar textos, registros, impressões  ou leis acerca de um determinado tema.




Não me lembro desde quando, mas há muito tempo desejava conhecer Machu Piccho.  Fosse pelo mistério que envolve aquele lugar sagrado descoberto há exatamente 100 anos, fosse pela aventura de ir  de trem  passando pela Cordilheira dos Andes, não sei. Apenas sei que, dentro de mim, realizar esse sonho tem sido uma constante creio, há quase meio século.

Quando pensava na possibilidade de fazê-lo, me vinha à mente o frio, a neve, a cultura regional diferente; a possibilidade de estar em um lugar sagrado para a cultura inca, que sempre me impressionou desde as aulas de história do ginasial e, me imaginava em estado e graça.

Bem, o frio não foi tanto, a neve inatingível numa ou outra montanha, linda, mas a quilômetros de distância; a cultura, as tradições, essas sim me surpreenderam e a visita ao Vale Sagrado e a Machu Picchu, além de outros sítios,  excederam as expectativas.

Também, quando pensava em realizar essa aventura, sentia que haveria muito a ser visto e compartilhado em um país  misterioso como o Peru e, as opções de viajem que se me apresentavam não me convenciam, até que, ao passar por uma agência de turismo, vi o anúncio: “Mundo Inca – 10 noites”. Interessou-me.

Na agência, Caio um jovem agente gentil e perspicaz, apresentou-me o roteiro organizando de forma que pudesse aproveitar o máximo em pouco tempo, calculou os custos e propôs formas de pagamento compatíveis e, confirmou a data de início da viagem: 10 de junho. Bem, aí não tive dúvidas de que era chegada a hora da realização do meu antigo sonho - 10 de junho, dia do meu aniversário!  Fechado!

No caminho para casa meu coração batia mais forte. Alegria, ansiedade, dúvidas. Teria feito a coisa certa? Com setenta e um anos a completar no dia da partida, não teria eu sido inconsequente ao me propor a fazer a primeira viagem internacional, sem a certeza de dominar o castelhano, correndo o risco de sofrer vicissitudes próprias da idade  só e longe de casa? Mas estava feito e agora restava cuidar dos preparativos. 

Nota: Antes que se perca na névoa do tempo.

Um comentário:

  1. Sempre é tempo para o que se deseja realizar. Que belo presente você se deu. Merecidamente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.