sexta-feira, 22 de julho de 2016

PERU – Compilado de Viagem IX - Cusco

Cusco, do quéchua QOSQO = umbigo, centro de tudo



16 de junho de 2016 - Chego a Cusco com o por do sol. Trânsito caótico. A van dá voltas e mais voltas para deixar as pessoas em seus respectivos hotéis.  Fico por último e atordoada com tantas voltas questiono o guia sobre a localização longínqua do meu hotel. “Não, ele é o mais próximo do centro. Por causa do trânsito e do horário de pico, você ficou por último”. Alívio.

Desembarcamos o guia e eu, numa esquina e seguimos por uma rua inca – um longo corredor escuro, de pedras, entre muralhas até o hotel: Taypicala.
À luz do sol a rua inca se revela com o peso da cultura milenar de Cusco: de um lado o muro original do templo Koricancho, pedras polidas como convém a um lugar sagrado, do outro a parede de pedras rústicas, inca também, mas que limita uma área não sagrada.



Para facilitar para o motorista, todos os dias descia até uma avenida no final do quarteirão do hotel e ali, enquanto aguardava meu veículo, me encantava com a quantidade de crianças se dirigindo às escolas das imediações.  Todas impecavelmente uniformizadas, coloridas com seus ponchos e lindas. Cusco se orgulha pela quantidade e qualidade de suas escolas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.