sábado, 3 de junho de 2017

Compilado de Viagem XI – Cusco – La ciudad


17 de junho de 2016 - Ainda sem fôlego por causa  das maravilhas vistas pela manhã, tomo  um bom banho, aproveito para provar mais uma delícia peruana – Lomo Saltado -  e parto para o ponto de encontro com a condução que me levará para um tour em Cusco. Tour que foi uma degustação do que essa cidade fantástica tem  para oferecer: história, arquitetura, tradição, mistérios...




Cusco ou Qosqo,  cidade sede do Império Inca, de onde toda autoridade e sabedoria emanava e para onde todos convergiam para reverenciar seu imperador e seus deuses no imponente Korikancha ou Qurikancha (em quéchua, Quri Kancha, "recinto de ouro" ou "templo dourado"). Templo esse que foi destruído parcialmente pelos colonizadores e sobre suas bases hoje se acha o Convento Museu de Santo Domingo,  que conserva muito da estrutura original, permitindo que se tenha idéia da magnitude inicial, dessa que é a maior e mais importante obra arquitetônica de Cusco.





Fizemos o circuito das igrejas e com certeza terei que voltar para rever com mais tempo toda aquela riqueza da arquitetura colonial espanhola erguida em solo sagrado inca e mantendo a convivência pacífica  da fé católica com a tradição Inca,  presente em todos os templos. 

Passamos pelo Mercado San Pedro, onde degustamos algumas iguarias e nos deliciamos mais com a visão colorida de tantos produtos da terra do que propriamente pelo sabor. O tempo era pouco.




Não vou ficar aqui descrevendo igrejas, palavras não traduzem a grandeza da visão daqueles monumentos góticos, renascentistas e barrocos peruanos. É preciso ver, estar lá, sentir a emoção de fazer parte da obra. Apenas postarei algumas fotos.

Catedral de Cusco


Igreja e Convento de La Merced


Igreja e Convento da Cia de Jesus


Igreja e Convento de São Francisco


Igreja de San Blas, no bairro boêmio de mesmo nome


Se quiser sentir um gostinho, acesse:
https://www.cuscoperu.com/pt/viagens/cusco/sitios-arqueologicos/qorikancha

http://machupicchubrasil.com/06-igrejas-mais-incriveis-de-cuzco-no-peru/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.