sexta-feira, 2 de junho de 2017

Peru - Compilado de Viagem X - Sacsayhuaman

Cusco mexe comigo. Embora tenha chegado à noite, a agitação da Praça de Armas atiça minha curiosidade e a ansiedade pelo amanhecer, para poder ver aquilo que sentia. Estamos no mês da festa da colheita e as tradições explodem em todos os cantos. O trânsito estava ruim por conta do encerramento de um dos desfiles que se sucederão por todo o mês de junho.

Cansada, mas encantada, tomo banho, faço um lanche no quarto do hotel imaginando que à medida que o tempo passa mais me aproximo do objetivo final dessa minha aventura, mas por enquanto contento-me em colocar um poncho e o chapéu comprado em Arequipa, mirar no espelho e porque não? Fazer um selfie. 

17 de junho – 7h e 30min pontualmente embarco na  VAN que me levará ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman,  mencionado no livro “Eram os deuses astronautas?”. Segundo nosso guia, o eficiente e paciente Ruben, não eram, e provará com suas explicações que todo aquele sítio, construído a partir de rochas enormes, com encaixes perfeitos, trazidas de longe, polidas e assentadas umas sobre as outras com a inclinação exata para resistir aos terremotos, como tem resistido até agora, é obra de um povo, cuja civilização dominava as mais sofisticadas técnicas de construção.  Só vendo para crer. 











Um comentário:

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.