quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Fotografei o "Alma de Gato"!



Aproximadamente um mês depois que postei o texto abaixo, nosso Alma de Gato apareceu por aqui, passou de galho em galho tranquilamente e até me permitiu fotografá-lo sem muito espanto. Lindo!


Desapego ou renovo?




Já estava quase decidida a dar uma virada na minha vida, mudar-me, desfazer-me das coisas acumuladas durante décadas e que na verdade têm apenas valor sentimental e, eis que um pássaro diferente me aparece por aqui.

Há mais de um ano que não alimento as aves para desapegar-me delas, pra que cantem em outra freguesia. São sabiás, sanhaços, bem-te-vis, rolinhas, maritacas, corruíras, sebinhos, beija-flores e até um solitário pica pau, que mesmo sem a quirera e o girassol continuaram a cantar por aqui por causa das árvores frutíferas. Não ia deixar as aves morrerem de fome! 

Mas o novo pássaro me encantou. De bom porte, cauda  longa, cor de ferrugem, com detalhes amarelos nas pontas das penas da cauda. Um canto estranho  como um miado, o que justifica  seu  nome popular, encontrado na internet, é claro: Alma de Gato (Piaya Cayana).

Arisco demais, não se deixa fotografar, mas chega bem perto da casa, pousa nos galhos do limoeiro e se alimenta das lagartas que ali nasceram. Também vai ao chão e belisca as aparas de frutas que colocamos para as tartarugas.

Conclusão: já construí uma prateleira  (com sucatas pegas em caçamba) para alimentar as aves, comprei novamente quirera e semente de girassol,  podei as plantas, decorei com  alface de água o tanque dos peixes falecidos, até fiz uma semeadura  hidropônica de agrião e rúcula, tão animada fiquei. 





Minha  irmã não aceita  me ver presa a esta casa, mas até se animou com a ideia de que me torne guardiã de uma pequena reserva ambiental, com plantas, aves, água de nascente, muita paz e tranquilidade. Será que vai dar certo?

Foto e informações sobre o “Alma de Gato” encontrei neste site: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.