segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UMA SIMPLES IMAGEM

Casei em 1965 e no mesmo ano conheci dona Alzira, uma senhora portuguesa viúva, amiga de dona Rita Petroni e que com esta, levava a imagem do Menino Jesus nas casas nos dias da novena de Natal.

De volta ao bairro, em 2004, conheci outra portuguesa, amiga de minha mãe, dona Maria Portuguesa, como é conhecida. Ela chegou na década de 70 e, muito religiosa, ingressou no grupo de dona Rita e dona Alzira.

Pois bem, em dezembro de 2007, estava eu com um projeto de presépio, faltando o Menino Jesus, quando um belo dia, me aparece dona Maria Portuguesa, com uma embalagem de biscoitos amanteigados para minha mãe e uma sacolinha na mão. Meio sem jeito, tira de dentro uma cestinha com uma imagem e me pergunta se eu aceitaria receber o Menino Jesus, que fora da dona Alzira, para passar o Natal daquele ano, em minha casa.

Essa imagem, que deve ter mais de 50 anos, pertencia à paróquia, ficou aos cuidados de dona Alzira definitivamente e, quando ela adoeceu, passou-a para dona Maria Portuguesa que hoje é sua guardiã.

Sem o saber, ela acabava de completar o meu presépio e muito mais que isso, me fazia retroceder quatro décadas, me ver na ampla sala da casa de dona Alzira, rodeada de senhoras conhecidas, numa época muito feliz da minha vida.

Abracei-a emocionada e embora ela não entendesse muito bem, agradeci o valioso presente de Natal que me deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.