sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Memória, História, Saudade

No mês de janeiro comemoramos os aniversários de São Paulo e Santo Amaro - a cidade e o bairro (que já foi município até 1935) e, acho que por causa disso, fui rever meus escritos e achei um texto que escrevi para um concurso da Prefeitura de São Paulo e que foi incluído em livro. Não é nada demais, mas gosto dele, pois deu-me a oportunidade de compartilhar memórias e material, guardado com carinho pelo meu pai.

Ora publico o trecho inicial do relato, escrito em 2006.


Minha história se confunde com a história da Vila Carmen, pois esta não possui uma história oficial, formal, existe apenas o conjunto das histórias vividas por seus habitantes e que são a verdadeira história, a história de cada um entrelaçando-se com as dos demais, construindo uma biografia viva e pulsante, que só será conhecida através dos registros daqueles que a viveram e que entenderam a importância desse legado para as futuras gerações, como foi o legado dos antepassados para nós.

Em 1947 meu pai e meu avô compraram dois lotes vizinhos, no loteamento constituído em 1937, com títulos de domínio depositados na 1ª circunscrição, sob inscrição nº. 2, em 12/05/1938 (Decreto Lei nº. 58 de 10/12/1937).


Esses dados encontram-se no Folheto Promocional do empreendimento, cujo escritório de administração se localizava na Rua José Bonifácio, 233 – 6º andar. Telefones: 2-5321 e 2 – 7041 – São Paulo.

Esse folheto, que ainda guardamos como um tesouro é ilustrado com as residências já construídas então, e contém um texto promocional  interessante:

“Vila Carmen - Bairro exclusivamente residencial. Arruamento moderno, lotes amplos para prédios isolados. Clima saudável, belos panoramas, “socêgo” e fácil condução para o centro. Siga o exemplo de tantos outros. Faça sua casa neste “logar” saudável e “socegado”, em terreno amplo que custará apenas uma fração do preço de um lote na cidade.

Melhoramentos: Ruas traçadas de acordo com a “bôa” técnica, acompanhando curvas de nível, leitos abaulados, “sargetas” e meio fio instalados.

Em destaque: Rua do Ouro – Um recanto encantador, com sua Vila dos Pássaros, magnífica mansão que valoriza o bairro.


Condução: A Vila Carmen é atingida “atravez” das avenidas 9 de julho e Adolfo Pinheiro (Estrada de Santo Amaro). O Tramway faz retorno de carros na Parada Brooklin, dentro do loteamento, facilitando o uso desse transporte. Ônibus na Estrada de Santo Amaro. Distância da Praça da Sé: 11km.”


Em 1949, quando nos mudamos, não havia luz, água encanada nem benfeitorias nas ruas desta área mais nova do loteamento da Vila Carmen. Nossa casa, construída por meu avô e meu pai, ainda não estava terminada. A água era tirada do poço, com balde, corda e sarrilho. Para iluminar havia lampiões a querosene que faziam uma fumaceira e não clareava direito. O ferro de passar roupa e o fogão funcionavam com carvão. 


Poder brincar num quintal com terra, entrar no córrego, fazer panelinhas de barro colorido, retirado dos barrancos, me proporcionava uma vida tão nova e diferente, que não me permitia sentir as agruras daquele momento difícil que minha família passava, para realizar o sonho da casa própria. Eu era uma criança feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.