domingo, 22 de março de 2020

PERU - Compilado de Viagem XV - Acabou-se o que era doce!

20 de junho de 2016 - Quando decidi fazer essa viagem, queria fazê-la no inverno. Sabia que andaria muito e sinto-me melhor no frio do que no calor, mas, com o clima desértico das regiões que percorri, o tiro saiu pela culatra. Fazia muito frio - 1°C ou 2°C - do anoitecer ao amanhecer e a temperatura chegava a 30°C/32°C durante o dia, quando se realizam os passeios. Isso em nada atrapalhou minha aventura, acertei em cheio na escolha do mês - junho. 

Coincidência ou feliz providência, sem o saber, estive no Peru no mês das festas da colheita. Festas que duram o mês inteiro e, em quase todos os lugares que passei, pude assistir diferentes desfiles, apresentações folclóricas, expressões  da alegria e gratidão desse povo, que preserva suas tradições na íntegra e as deixam como legado às novas gerações.

Neste último dia, dia livre, embarque para Lima com conexão para Guarulhos agendado para o final da tarde, levantei bem cedo e decidi explorar um pouco mais o centro de Cusco. Bingo! Toda Plaza de Armas cercada, arquibancadas montadas, palanque com as mais altas autoridades locais. Uma pequena multidão já se reunia ali, enquanto pessoas com trajes típicos corriam de um lado para o outro, para os últimos preparativos do grande desfile da Universidad Nacional de San Antonio Abad, de Cusco. 









Bandeira de Cusco hasteada, hino nacional executado, e lá vem na linha de frente a turma da reitoria. Tanto estes, como o corpo docente de cada faculdade se apresentavam vestidos de preto, com botas e chapéu de feltro e ponchos típicos da tecelagem local. 



Após a passagem da direção e do corpo docente de cada faculdade, um grupo de alunos apresentava de forma simbólica, elementos que representavam seu curso. Em seguida os demais alunos e por último um grupo de algum vilarejo longínquo dos Andes, com seus trajes típicos expressando a fartura das colheitas.  Uma diversidade de grupos e tanta  riqueza de detalhes que só as fotos podem mostrar.






















Após o desfile, almocei e segui para o hotel. A hora de voltar chegava .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E por favor, deixe seu nome para que possa agradecer individualmente.